Olá colegas.

Sou o Erick, desenvolvedor backend com mais de 3 anos de experiência.

Há alguns meses atrás passei por uma situação que expandiu a minha mente em relação às soft skills.

Sempre trabalhei com C# e em uma nova empresa surgiu o desafio de trabalhar com Python. Confesso que fiquei bem receoso pois não dominava a linguagem, porém aceitei o desafio e em seis meses obtive grandes resultados com meu trabalho, então fiz uma reflexão do que tinha me ajudado nisso, já que não dominava a linguagem python.

A minha reflexão me levou a habilidades não técnicas que possuía e que não fazia ideia de que eram soft skills rsrs. Segue abaixo algumas delas:

AUTODIDATA: Apesar de não saber python, me dediquei a estudar enquanto trabalhava. Ou seja, encontrava algo que não sabia, ia no google, stack overflow, youtube e até em colegas que sabiam.

COMUNICATIVO: A comunicação foi crucial para tirar impedimentos que ocorriam durante o dia e sempre se manter alinhado com a equipe.

PROATIVO: Em muitas situações fui atrás, não ficava esperando nada na mão.

HARMONIOSO: Criei bons relacionamentos com meus colegas de trabalho.

COMPROMISSADO: Sempre fazia minhas entregas dentro do prazo estipulado, não deixando transbordar nenhuma tarefa.

ÉTICO: Em todos momentos procurei ser ético em meu trabalho, sempre batendo meu ponto corretamente, respeitando os limites dos meus colegas, cuidando dos ativos da empresa, etc.

COLABORATIVO: A gente sempre acha que não podemos ajudar outras pessoas, e isso se provou o contrário. Pude contribuir de diversas formas com meus colegas, desde um simples code review (revisava alguns códigos), como um pair programming (programava em conjunto com outra pessoa).

Portanto, deixo como dica: “Nem sempre dominar a linguagem x vai fazer você se diferenciar, mas com as soft skills que desenvolvemos ao longo do tempo, podemos ir longe independente da linguagem, então dedique tempo a descobrir quais são as suas e busque desenvolvê-las sempre”.

Um grande abraço.