Saudações colegas.
Sou desenvolvedor backend com mais de 3 anos de experiência.
Há algum tempo venho me dedicando a pegar alguns projetos freelancer para fazer renda extra e durante esse processo fiquei confuso sobre como deveria ser o portfólio de um programador backend, já que muitas vezes não temos uma tela para mostrar.
Eis que durante minhas pesquisas encontrei esse vídeo: Dicas para montar PORTFÓLIO para BACKEND, em que o apresentador André Noel, a partir do min 3:00, fala para esquecemos um pouco o portfólio de código e investir mais em portfólio de conhecimento, ou seja, basicamente criar um blog pessoal e publicar artigos de coisas que sabemos fazer, dessa forma as pessoas consegue nos encontrar mais facilmente e nós demonstramos o que sabemos.
Foi a partir desse insight que no mesmo dia comprei meu domínio (https://erickbessa.net/).
Com o domínio comprado me veio outra dúvida: Crio minha própria página? Afinal, sou desenvolvedor. Ou uso uma ferramenta para acelerar o processo principal ? que é a publicação de artigos.
Bom, depois de muito pensar optei por usar o WordPress, onde pesquisei um template legal e partir para o principal, que era: Qual artigo vou publicar ? hehe sempre surgem dúvidas.
Eis que recorri a feitos do passado e tinha guardado em meus documentos um tutorial para criação de bots do telegram com c#. Peguei esse tutorial e quebrei em duas partes, onde a primeira é Como criar um bot no telegram (https://erickbessa.net/como-criar-um-bot-no-telegram/) e a segunda será Como usar o C# para manipular um bot Telegram (Está no forno) .
Então com essa experiência posso dizer, a publicação de artigos é um feito incrível para o dev backend, pois não é só divulgação do que você sabe, mas sim uma contribuição para a sociedade. E muitas vezes temos projetos guardados pegando “poeira” que poderiam agregar valor a outras pessoas.
Depois desse meu primeiro artigo, me sinto motivado a escrever mais e mais, além de melhorar meu site pessoal e usar o youtube para passar meu conhecimento, sempre lembrando que nada nasce perfeito, mas sim é aperfeiçoado com o tempo.
Segue discussão desse artigo na TabNews.
Obrigado por terem lido até aqui, grande abraço.